Notícia

A Catapora é uma doença altamente contagiosa

CATAPORA

  • 09/07/2018

 A Catapora é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus chamado herpes zoster. Chamada também de Varicela, costuma atingir adultos e, principalmente, crianças.
     Os sinais aparecem por todo o corpo, geralmente nas mucosas da boca, nariz e olhos. Além da coceira intensa, o contagiado pode apresentar febre baixa e dores de cabeça. É uma doença que requer repouso durante os primeiros dias após o surgimento dos primeiros sintomas.
     Em geral, a doença é mais grave em adolescentes e adultos, onde a febre é mais elevada e persistente e as lesões costumam ser mais numerosas. Há também maior chance de complicações, como a pneumonia e a morte.
     A transmissão se dá pelo ar. Se uma pessoa que nunca teve Catapora entrar em contato com alguém doente e em fase de transmissão, a contaminação é quase certa.
     Existe uma vacina que previne a doença. É indicada para todas as crianças a partir de 1 ano (duas doses em um intervalo de 3 meses) e para adolescentes e adultos que ainda não tiveram a doença (duas doses com intervalo de 30 dias).