Notícia

Atenção a esta orientação

Vacina anti-RH: por que para gestantes?

  • 09/09/2023

A vacina Rhophylac, conhecida também como anti-RH (D), é uma solução injetável de imunoglobulina humana anti-Rh(D), anticorpo imunológico destinado a pacientes com fator RhD negativo. É aplicada principalmente em gestantes RhD negativas (tipagem sanguínea negativa) entre a 28ª e a 30ª semana de gravidez. 

Quando uma pessoa RhD negativo recebe sangue RhD positivo, seu sistema imunológico reconhece as células RhD positivo como “corpos estranhos” e tenta destruí-las. A função da imunoglobulina anti-Rh(D), nesse contexto, é neutralizar o fator RhD. 
Havendo este descompasso (mãe com fator RhD negativo e bebê com fator RhD positivo) durante a gravidez, com o sangue do feto entrando na corrente sanguínea da mãe, as defesas maternas entendem o fator RhD positivo do bebê como um invasor.

Consequentemente, produzem anticorpos anti-RhD para combatê-lo. Se estes anticorpos atravessarem a placenta, aumenta-se consideravelmente o risco de o feto desenvolver a Doença Hemolítica Perinatal (DHPN) - conhecida antigamente como Eritroblastose Fetal -, que é potencialmente grave.